1) A sociedade é que muda a educação? Ou é a educação que muda a sociedade? A educação é um modo de abstração, um conceito gerado pela sociedade. Nosso meio é estruturado a partir de uma educação formal, tratada como um fenômeno social, o qual trabalha com a moral e entendimentos prioritários para análise dos elementos estruturais, sendo eles existentes ou coercitivos. Portanto, ela muda todas as características que dizem respeito ao individualismo, liberdade, os quais são importantes e valorativos para sociedade. Para Durkheim a educação tem o papel de transmitir tais valores, além de propiciar conhecimento familiar. É fundamental que a sociedade se instrua sobre estes valores construídos socialmente e referenciados por ele. Portanto, a educação analisa a sociedade e contribui para a elaboração e ao mesmo tempo inovação de fenômenos sociais. Sendo assim, a sociedade muda a educação e vice-versa.
2)Os limites para a inovação educacional sempre foram os limites da sociedade? Na época de Durkheim, ele não concordaria, porque hoje contamos com a presença da internet, que propicia, por exemplo, a educação à distância. Sim, os limites da educação sempre foram os limites da sociedade, porque a educação seria a representação mais ou menos consciente de fazer um aprendizado de forma coletiva dos integrantes da sociedade. Esta última gera valores, logo ela não é a some de indivíduos e sim o resultado das relações do cotidiano ou nas estruturas organizacionais de divisão social, a chamada diferenciação. A inovação nos parece mais como um processo de estranhamento a coisas novas ou aquilo que já não está no nosso quadro ou generalizado. Enquanto fenômeno geral, a sociedade começa a perceber sua dinâmica interna e fazer uma revisão autocrítica.
5)Analisando as condições das escolas públicas e os problemas que elas passam, Durkheim propõe algo para solucionar as várias problemáticas que a educação enfrenta? Como fenômeno coletivo, a educação deve fazer um aprendizado de forma igualitária para gerar mudanças no sistema educacional. A partir disso, a escola deve ser laica, pública, de qualidade, de preferência mantida pelo Estado, ou seja, fatores que permitem a sua diversidade e a participação da sociedade. O Estado deve priorizar o bem coletivo e dar possibilidade para a educação criar técnicas eficazes para o modo de pensar, agir e sentir, aperfeiçoando valores que são importantes ou não para a coletividade. Portanto, a educação não deve ser vista como um concerto de trajeto, visto que Durkheim a considera importante para ser analisada enquanto entendimento e abstração que o ser humano age sobre a realidade.
Quais são os componentes do grupo?
ResponderExcluirOs membros são:
ResponderExcluirAdriane Rocha
Jessica Gonçalves
Jordana Cristina
Larissa Machado
Ricardo Henrique
Mariele Sant'ana
Vinícius Braga
A entrevista está boa, embora a limitação ao pensamento de Durkheim (com uma pergunta sobre Bakhtin) tenha impedido o entrevistado de avançar em outras direções. O fato de ter entrevistado um aluno também é problemático, não por ser aluno, mas pelos riscos que isso representa.
ResponderExcluir(7,5).